segunda-feira, 12 de setembro de 2011

RELATÓRIO DE AUDITORIA

I - O OBJETIVO E A EXTENSÃO DOS TRABALHOS.

O objetivo geral desse trabalho será efetuar auditoria do caixa da empresa, como referência para aprofundar os conhecimentos na área de auditoria contábil .

II- A METODOLOGIA ADOTADA.

Visando encontrar resposta para a pergunta norteadora do presente trabalho, que é encontra a fraude do presente caixa, buscou-se direcionar a pesquisa de forma qualitativa e ao mesmo tempo quantitativa, aplicadas a uma pesquisa bibliográfica.

Com relação às técnicas e métodos de pesquisa RUIZ (1991, p.138), diferencia-os expondo que os métodos dizem respeito às etapas fundamentais para a pesquisa, já as técnicas abrangem procedimentos mais específicos e são os recursos utilizados dentro das diversas etapas dos métodos.

II – A METODOLOGIA ADOTADA.

A metodologia utilizada neste trabalho será pesquisa bibliográfica em livros, revistas, sendo que a coleta de dados será diretamente pesquisada nos registros contábeis da empresa em questão.

III – OS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA APLICATORIA APLICADA E SUA EXTENÇÃO.

Houve um breve questionário, entrevista com a elaboradora do fluxo de caixa, a acadêmica de contabilidade da Faculdade de Macapá, Valdinéia do 7º termo, sendo que tal entrevista foi de maneira sucinta sem que a mesma revela-se nosso objetivo, tais perguntas foram como está apresentado, organizado a as documentações se estão todas presente.

IV – EVENTUAIS LIMITAÇÕES AO ALCANCE DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA.

Não houve limitações sendo que tal trabalho limitava-se a analise de documentos.

V – A DESCRIÇÃO DOS FATOS CONSTATADOS E AS EVIDÊNCIAS ENCONTRADAS.

Primeiramente, tal trabalho foi preciso uma analise cautelosa, constatamos que há lançamentos na composição do saldo de caixa, que não há documentos comprobatórias, no item 5 da 3º folha do documento nº 35285 com valor de R$ 50,00 a Otávio Santiago filho e outro documento nº 35289 com valor de R$ 100,00 a Josué Pereira Oliveira, todos a titulo de VALES, tal fato diminui o valor do CAIXA. Fato este que denota FRALDE no caixa.

VII – AS CONCLUSÕES E AS RECOMENDAÇÕES RESULTANTES DOS FATOS CONSTATADOS.

Tal de trabalho foi de fundamental importância a turma, para termos idéia da matéria e prática da auditória. É indiscutível a importância da auditoria para atestar a credibilidade das demonstrações contábeis. A auditoria é um dos fortes instrumentos de proteção do patrimônio das empresas e o controle interno como sendo um conjunto coordenado de procedimentos adotados para certificar-se da exatidão e fidedignidade dos dados contábeis, promovendo a eficiência e encorajando a adesão à política traçada pela Administração.