segunda-feira, 6 de junho de 2011

Contabilidade internacional

1.1 - O Impacto da Globalização na Contabilidade Internacional

Houve época em que a Contabilidade de cada país tinha uma configuração específica.
Hoje as economias estão interligadas e a contabilidade que é uma das ciências mais internacionalizadas, requer padrões uniformes e regras harmonizadas entre os diversos países.

Hoje a contabilidade aparece diariamente estampada nos jornais, infelizmente não raro por fatores negativos, ressaltem-se os episódios não muito distantes ocorridos com empresas americanas.

Normas internacionais de contabilidade são utilizadas na maioria das grandes empresas, sobretudo nas empresas globais, visto que as mesmas não teriam como consolidar informações processadas sob padrões contábeis diferentes para os diversos países onde as empresas estão localizadas.

Para a conversão de seus demonstrativos financeiros as empresas que operam em vários países efetuam conversão de seus balanços, normalmente para o padrão contábil onde está localizada a matriz da empresa multinacional.

Os padrões contábeis mais importantes para as empresas converterem seus demonstrativos são básicamente dois, sendo o primeiro o padrão FASB, que é o padrão seguidos pelo bloco de países liderado pelos EUA. Já empresas com matrizes situadas em sua maioria na Europa seguem o padrão IFRS.

As normas contábeis FASB ou IFRS estabelecem como devem ocorrer os tratamentos contábeis nos diversas contas patrimoniais e de resultados.

Ressalte-se que a cada dia os orgãos normatizadores e de auditoria estão mais exigentes, o que é fruto da mais extrita necessidade, porque mesmo com todas normas e
auditorias existentes temos assistido problemas em empresas com repercussão muito negativa na área contábil, incluindo auditoria e contadores.

São temas da Contabilidade Internacional não somente as normas contábeis, mas também outros temas relevantes tais como: contabilidade ambiental, balanço social, praticas contábeis em empresas globais, e outros.

Por fim podemos destacar que o grande objetivo da contabilidade Internacional é promover a harmonização das práticas contábeis nos mais diferentes países e regiões.

Esperamos que os orgãos internacionais de contabilidade também tenham preocupação em influenciar positivamente os países onde os padrões contábeis são ainda pobres, sabemos existirem países onde a contabilidade nem chega a ser reconhecida como uma área específica, já em alguns países a contabilidade é considerada um ramo da economia.

Vale ressaltar que nos Estados Unidos a figura do Contador é extremamente importante, sendo que os contadores após um curso superior de Contabilidade devem obter suas certificações através de exame bastante complexo. As certificações do profissional contábil nos EUA podem ocorrer em duas áreas, o CPA certifica contadores públicos e o CMA que certifica os contadores gerenciais.